Maio vermelho: mês de conscientização sobre a hepatite
19 de maio de 2022

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde ( OMS ), 2 bilhões de pessoas são infectadas todos os anos com hepatite, e desse total, mais de 1 milhão evoluem para óbito.

Países desenvolvidos contam com números menores de casos graves que podem ser fatais, no entanto, todos enfrentam esse problema que se tornou uma crise de  saúde pública  em muitas regiões.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo sobre o  maio vermelho , o mês de conscientização sobre a hepatite. Confira!

 

O que é o Maio Vermelho?

 

hepatite  é uma doença grave que pode causar sérios danos à vida de uma pessoa, mesmo que o tratamento seja seguido de modo adequado.

Com isso em mente, a organização  World Hepatitis Alliance , maior autoridade sobre o tema no mundo, escolheu o dia  19 de maio  como data para  relembrar  a importância do autocuidado e das políticas públicas para controlar esse problema.

Esse dia foi escolhido para coincidir com o  Dia Nacional de Imunização Contra a Hepatite  nos Estados Unidos, onde fica a sede dessa mesma entidade. Apesar de 28 de julho ser o dia mundial de combate às hepatites virais, pela OMS com ampla contribuição do Brasil, o mês de maio continuou sendo reservado a essa doença justamente pela variedade de formas com as quais ela pode surgir.

 

O que é e quais são os tipos de hepatite?

 

hepatite  nada mais é do que uma inflamação no fígado, que pode acontecer por diversas razões, seja por hábitos de vida não saudáveis, contato com vírus e bactérias com poder de infectar o órgão, ou até mesmo serem quadros autoimunes.

 

Hepatite A

 

hepatite A  é causada por um vírus que está presente nas fezes de pessoas e animais contaminados. Um indivíduo é infectado ao consumir água ou alimento produzido em áreas onde esses dejetos são despejados.

Cerca de 90% dos casos são curáveis sem a necessidade de tratamento medicamentoso, porém, a prevenção é fundamental. Evite consumir alimentos sem conhecer a procedência e os higienize muito bem.

 

Hepatites B, C, D e E

 

Todas essas letras servem para diferenciar os  agentes contaminantes  que causam a doença, pois, assim como o coronavírus, o vírus da hepatite possui inúmeras mutações.

Nesses casos, a transmissão ocorre com o contato com fluídos corporais de pessoas contaminadas, seja em relações sexuais sem o uso de preservativos, compartilhamento de agulhas entre usuários de drogas, ou até mesmo contato com ferimentos expostos.

Vale ressaltar que a hepatite B é menos grave que as outras, não tem cura, porém, tem vacina que está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde. O tipo C é exatamente o oposto, podendo levar ao desenvolvimento de cirrose e câncer de fígado. Não possui vacina, mas se tratada no início, as chances de cura são altas.

O tipo D é endêmico da Europa, e o tipo E, da região do México e da América Central.

Se você contraiu hepatite ou está com suspeita, agende uma consulta com o seu médico ainda hoje. Quanto antes iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura ou redução nos riscos causados pela doença.

Acesse o nosso site para encontrar os medicamentos mais apropriados conforme a prescrição do seu médico!

2 de julho de 2025
A hidratação é fundamental em todas as fases da vida, mas ganha uma atenção especial na terceira idade. Com o envelhecimento, a sensação de sede diminui, o que pode levar à ingestão insuficiente de líquidos e, consequentemente, à desidratação — uma condição comum entre idosos. Mas por que isso é tão preocupante? A falta de hidratação pode desencadear sérios problemas de saúde, como: Infecções urinárias; Constipação intestinal; Queda de pressão arterial; Confusão mental; Complicações renais. Como incentivar a ingestão de líquidos na rotina? ✔ Ofereça água saborizada: Adicione fatias de frutas como limão, morango ou laranja e ervas como hortelã para tornar o hábito mais atrativo. ✔ Inclua chás naturais: Camomila, erva-doce e cidreira são ótimas opções — sempre sem açúcar. ✔ Use alimentos ricos em água: Melancia, melão, pepino e abobrinha ajudam a complementar a hidratação diária. ✔ Crie uma rotina com horários fixos: Mesmo sem sede, lembretes para beber água ao longo do dia ajudam a manter o consumo adequado. ✔ Tenha sempre uma garrafinha por perto: A acessibilidade estimula o consumo ao longo do dia.  📌 Recomenda-se entre 1,5 e 2 litros por dia , mas é importante seguir a orientação de um profissional de saúde, principalmente em casos com restrições médicas. Conclusão: Manter uma boa hidratação é uma medida simples, mas extremamente eficaz para preservar a saúde e o bem-estar na terceira idade. Cuide de quem você ama — incentive esse hábito todos os dias! 💙 Para mais dicas de saúde na maturidade, continue acompanhando nosso blog!
24 de junho de 2025
Com o avanço da idade, nosso organismo passa por diversas transformações — e uma delas é a menor absorção de alguns nutrientes, mesmo com uma alimentação equilibrada. Nesse cenário, a suplementação nutricional na terceira idade pode ser uma grande aliada para garantir saúde, qualidade de vida e bem-estar.
12 de junho de 2025
O mês de junho é sinônimo de comidas típicas, sabores marcantes e encontros especiais. E quem faz uso de suplementos nutricionais ou módulos de proteína também pode aproveitar essas delícias! Pensando nisso, a Special preparou receitas juninas exclusivas, adaptadas para quem segue dietas com suplementos ou espessantes, como o Nutren Senior , Nutridrink Protein , Fresubin Protein , Nutren Just Protein e Thicken Up Clear . Abaixo, você confere o passo a passo completo de cada preparo
VER MAIS